Uma dúvida frequente que aparece nos cursos de marketing digital que ministramos é a questão de quantas redes sociais utilizar para a divulgação de uma empresa.

E a resposta é sempre Depende.

Não temos uma receita de bolo, cada negócio tem seu público e seus objetivos.

Mas o que é importante salientar aqui é que você não precisa estar presente em todas as redes sociais que existem.

Primeiro porque você precisa de muito tempo para criar conteúdos relevantes para cada uma das redes ou ter dinheiro para investir em uma equipe que fará a criação do material e gerenciamento de tudo.

Segundo, se você for uma empresa pequena, não terá tanto conteúdo assim que pode ser distribuído em tantos canais.

Sempre indicamos que o empreendedor escolha uma rede social para se dedicar e fazer um trabalho excelente nela, podendo ter até outros dois canais como apoio (site e mais uma rede social, por exemplo).

Exemplificando:

Se você produz muitos vídeos sobre os seus serviços ou produtos, o YouTube é uma excelente rede para a sua divulgação e você pode ter outros dois canais de apoio: um site e um instagram (até porque o Instagram tem o IG TV onde você podo compartilhar vídeos mais longos).

Se você trabalha com moda, gastronomia, entretenimento, enfim, setores que trabalham mais com imagens, o Instagram é um excelente canal para fazer a sua divulgação e você pode ter um site, com espaço de blog como canal de apoio para a sua divulgação.

Mas se você, por exemplo, é uma empresa que tem um produto ou serviço que é vendido para outras empresas, o ideal é que você esteja presente no Linkedin e tenha um site como canal forte de divulgação.

Mas lembre-se: Cada negócio é um negócio, principalmente porque cada um trabalha com um público diferente e é necessário antes de tudo entender onde este público se encontra para escolher a melhor rede social. Sempre lembrando que aqui menos também é mais. Muito melhor trabalhar uma rede social bem, do que várias publicando exatamente o mesmo conteúdo.

 

 

 

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