O porto-alegrense Ricardo Machado, professor na área de Química, diretor de escola públicae doutor em Educação, lança nesta quarta (9), às 17h30, na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, seu romance Guerra dos Gaudérios, pela Editora CincoGatas. A obra mistura ficção com fatos históricos, tendo como eixo centralum dos principais levantes ocorridos no RS: a Revolução Federalista.

A narrativa se passa em meio aos embates entre Chimangos e Maragatos, no final do século XIX. Os Chimangos, também conhecidos como Pica-paus, defendiam a República. Já os Maragatos contestavam a centralização federal e a falta de autonomia no sul do país.

Os personagens do romance de Ricardo Machado são apresentados neste contexto, enfrentando lutas particulares e buscando, cada um a seu modo, a felicidade e a libertação. Embates sangrentos e intolerâncias políticas se sucedem por toda a obra, mostrando como os gaúchos lidavam com suas vontades motivadas pelas ideologias das duas facções.

Inspirado em obras como Guerra e Paz, de Tolstoi, A Guerra do Fim do Mundo, de Vargas Llosa, e Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, Ricardo Machado propõe um romance épico, que convida à reflexão sobre o nosso passado, trazendo elementos de discussão para o presente e o futuro do RS e do país. A obra também aborda a discriminaçãoracial e os direitos das mulheres.Ao final, fica mais uma vez a discussão sobre a polarização e seus efeitos nefastos, tal qual se vive hoje no Brasil.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Jornalista Laura Glüer
(51) 999646797 / 994123159

Divulgação nas redes sociais realizada por Tecer Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecer Comunicação