por Graziana Fraga
Toda vez que nasce uma nova tecnologia ouvimos dizer que outra vai morrer. Foi assim em relação ao site e ao e-mail, quando surgiram as redes sociais. É muito comum as pessoas se perguntarem se ainda é importante ter um site, já que existem as redes sociais. E sim, é importante, porque um não substitui o outro. O ideal é trabalhar a divulgação de forma integrada, utilizando o site, as redes sociais e o mailing (contatos de e-mails e WhatsApp).
Para entender uma estratégia de comunicação integrada, lhe convido a fazer um exercício: pense em como você busca informação hoje. Cada pessoa trilha um caminho, mas na maioria das vezes, quando precisamos de um produto ou serviço, pedimos indicação para amigos ou familiares e então buscamos no Google o nome da empresa ou da pessoa para saber mais sobre os serviços ou produtos (possivelmente você já fez este teste e buscou o seu nome no Google, se não fez, faça e veja todas as informações que estão disponíveis sobre você, é um exercício interessante.) Outras vezes buscamos diretamente no Google, sem pedir indicação. E, normalmente, quando encontramos o site da empresa ou da pessoa, navegamos também pelas redes sociais para saber a opinião de outras pessoas, lendo as avaliações disponíveis e também os comentários em postagens.

Há também outro desenho de jornada, que é quando estamos navegando em uma rede social e somos impactados por um anúncio de um produto ou serviço que não estávamos procurando. Quando o anúncio gera interesse, clicamos no link que vai nos direcionar para o perfil da empresa na rede social ou para o site.Os dois exemplos mostram a importância de se trabalhar com a comunicação integrada e de ter um site e pelo menos uma rede social para divulgar nossos produtos ou serviços. Se você não tem um site ou uma rede social você não aparecerá na busca do Google quando seu nome for procurado, nem poderá impactar alguém com um anúncio em uma rede social.

O site, o YouTube e o Pinterest são chamados de canais de posicionamento porque são esses canais que normalmente aparecem nas primeiras posições das buscas do Google, quando uma pessoa está buscando por alguma coisa. E as redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Tik Tok, entre outras, são chamadas de canais de engajamento, pois nestas redes sociais as marcas podem ir até o cliente através dos anúncios.

Lá no início do texto eu falei que um (redes sociais) não substitui o outro (sites) e complemento aqui dizendo que um ajuda o outro na divulgação, porque normalmente usamos as redes sociais como um trampolim para levar as pessoas até o site, que é onde estão todas as informações sobre nossos produtos e serviços, com os links de compra.

E o mailing? Este é mais um ponto de contato com nossos clientes potenciais e, assim como as redes sociais, deve ser utilizado para levar as pessoas para nosso site, seja com objetivo de vender um livro ou outro produto, ou de levar a pessoa a ler os textos disponíveis e outras informações.

Por isso também é super importante que você tenha o seu mailing organizado. Tire um tempo e organize a sua lista de contatos, você pode utilizar o Word ou Excel para fazer isso (mas faça usando tabelas, fica mais fácil integrar depois com serviços de envio de email, por exemplo). Liste as informações de nome, email, telefone e coloque uma observação de onde conhece a pessoa, se não conhecer, insira a informação de onde veio este contato (se através do site, ou rede social, por exemplo). Essa organização ajuda a entender o tamanho da sua rede de contatos e pode ajudar inclusive você a tomar decisões sobre impressão de livros, entre outros projetos, porque normalmente as primeiras vendas que realizamos são para a nossa rede de contatos primária (amigos, familiares e conhecidos) que vai ampliando com o tempo, na medida que iniciamos a divulgação do trabalho com anúncios em redes sociais, por exemplo.

Mas diferentemente das redes sociais, use o e-mail e o WhatsApp com menos frequência, para que as pessoas não cansem de receber e não parem de abrir as informações que você envia. Utilize esses meios para comunicações realmente importantes e deixe as redes sociais e o site para publicar os demais conteúdos referentes a divulgação do seu trabalho.

No site você pode ter um espaço que funcione como um blog, para compartilhar textos e notícias. Mas acima de tudo lembre-se que o site funciona como um portfólio, logo é importante manter atualizado com todos os seus produtos e serviços e principalmente com o seu contato correto, assim como os links de venda. Um site atualizado com conteúdo próprio e com frequência é melhor ranqueado pelo Google, e quanto melhor ranqueado, mais ele aparecerá nas buscas que as pessoas fizerem.

Um caso interesse para mostrar a importância da integração dos canais de comunicação, utilizado os meios digitais foi a campanha da Dove – Retrato da real Beleza, de 2004. Com um vídeo visto por quase 6 milhões de pessoas, a empresa figura na relação das campanhas publicitárias mais assistidas na história do YouTube. Caso ainda não tenha assistido, clique aqui.

A ideia central da campanha foi questionar a beleza e a forma como nos enxergamos. Mas claro, pouco adianta produzir um conteúdo espetacular se ele não for veiculado no canal correto. Por isso, a ideia genial desse case de sucesso foi ter preferido publicar o vídeo no YouTube e direcionar a campanha para as redes sociais. Neste exemplo o YouTube funcionou como a rede de posicionamento e as redes sociais, como as de engajamento, levando as pessoas ao canal da empresa para assistir o vídeo completo. Sendo assim, além de estar mais próxima do público, a marca também não ficou limitada ao curto espaço de tempo disponível para comerciais na televisão, por exemplo.

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