É o algoritmo do Facebook que seleciona e organiza os posts mais relevantes para cada você, de maneira que você fique mais tempo na rede social e que esse tempo seja mais útil (pelo menos é o que eles tentam). Portanto o feed de cada pessoa é único e apresenta, na maioria das vezes, as publicações dos amigos com quem têm mais interações. Dentro desta lógica, as publicações feitas pelas Fanpages do Facebook e pelas contas comerciais do Instagram, têm o seu alcance diminuído, pois geralmente são vistas como menos relevantes para os usuários.
Claro que por trás desta diminuição de alcance pelo algoritmo está a intenção do Facebook de estimular as marcas e empreendedores a investirem mais em publicidade, já que é desta forma que a empresa aumenta os seus lucros. E por isso é tão importante incluir o investimento em anúncios em estratégias de divulgação de produtos e serviços.
O impulsionamento
Há algumas formas diferentes de criar um impulsionamento no Facebook e Instagram: você pode usar o botão turbinar que aparece abaixo das publicações ou acessar o gerenciador de anúncios do Facebook, que é uma ferramenta mais completa para criar as campanhas de anúncios nestas duas redes sociais.
Neste artigo, vou apresentar a forma mais simples de impulsionar uma publicação, que é através do botão “turbinar publicação” que aparece abaixo das postagens no Facebook.
É importante salientar que para criar um anúncio ou impulsionamento no Facebook e no Instagram é necessário que a sua conta seja comercial. No Facebook são as chamadas Fanpages, onde você terá seguidores/fãs e não amigos, como no perfil pessoal. No Instagram é necessário configurar a sua conta de pessoal para comercial ou de criador de conteúdo. Além disso, se você tiver interesse que o anúncio apareça nas duas redes, é necessário configurar o Instagram na sua fanpage do Facebook.
Com as configurações iniciais feitas, você vai conseguir impulsionar as publicações acessando a sua Fanpage e clicando no botão azul “Turbinar publicação”, que fica abaixo das postagens, conforme a imagem que segue.
– Receber mais mensagens: Mostre o seu anúncio para pessoas com probabilidade de enviar mensagens para você no Facebook ou Whatsapp.
– Obter mais visitantes para o site: Mostre o seu anúncio para pessoas com probabilidade de clicar em uma URL nele.
– Obter mais engajamento: Mostre seu anúncio para pessoas com probabilidade de reagir, comentar e compartilhar.
– Obter mais cadastros: use um formulário para coletar informações de contato de clientes potenciais.
– Receber mais ligações: Mostre seu anúncio para pessoas com probabilidade de ligar para a sua empresa.
Após selecionar esses primeiros objetivos, você passará para a escolha mais importante da configuração do seu impulsionamento: o público que você quer alcançar com esse anúncio. Nesta etapa você poderá escolher um público inteligente, onde você poderá configurar a faixa de idade, gênero, localização e interesses das pessoas, ou poderá escolher outros públicos pré selecionados pela ferramenta: Pessoas que você escolhe por meio de direcionamento, ou pessoas que curtiram a sua página, pessoas que curtiram a sua página e amigos delas, (em todas essas possibilidades, você pode inserir informações de localização do público), ou pessoas na sua área local (você define o raio de alcance a partir do seu endereço).
Caso você já tenha algum público salvo, este também aparecerá listado abaixo dos demais, além disso, você também tem a possibilidade de criar um público novo, ao clicar no botão “criar novo” que aparecerá abaixo de todos as possibilidades de públicos listados.
Ao final de todas as etapas você só vai precisar clicar no botão azul, “turbinar publicação”. Neste momento vai aparecer para você um resumo de todas as configurações que você fez para o impulsionamento.
Caso tenha algum problema com as normas de publicidade, você receberá uma notificação informando que o seu anúncio não foi aprovado. Por isso é importante conhecer as normas de publicidade do Facebook, clique aqui para conhecer, disponíveis em https://www.facebook.com/policies/ads/.
Se receber a notificação que seu anúncio não foi aprovado, você pode contestar, caso veja que está tudo dentro das normas de publicidade do Facebook, então um funcionário do Facebook (e não um robô) irá analisar a sua postagem.
É muito importante acompanhar os números do seu anúncio, você pode fazer isso na Central de Anúncios, ali você terá acesso ao desempenho da sua publicação impulsionada. Como encontro a central de anúncios? Basta acessar a sua Fanpage, ali no menu você encontra o botão Central de Anúncios listado.
Além disso, planeje os seus anúncios com antecedência, as contas de anúncios, principalmente as mais novas, possuem um período de aprendizado, por isso, é importante iniciar o seu anúncio com antecedência da data de lançamento de produto ou serviço, por exemplo, para que no período de lançamento a performance do seu anúncio tenha melhor resultado.