Graziana Fraga
Uma coisa é certa, você já fez uma publicação em suas redes sociais recomendando ou não um produto ou serviço. Foto do prato do seu restaurante predileto, ou de um livro que tenha comprado ou ganhado. Enfim, todos os dias publicamos nossas impressões sobre tudo e tudo isso é conteúdo.

O UGC – User Generated Content, nada mais é que o conteúdo gerado pelos consumidores/clientes/usuários sobre marcas, produtos e serviços. E você pode utilizar este tipo de conteúdo a seu favor, afinal de contas não é você que estará falando bem sobre o seu livro ou texto e sim o seu leitor, e de forma espontânea, é o famoso boca a boca.

O conteúdo criado pelo usuário entrou na estratégia de conteúdo das grandes marcas e foi amplamente compartilhado por elas em 2020, muito em função da pandemia, momento complexo para as marcas criarem material de divulgação, em função de todos os protocolos de saúde – isolamento social, uso de máscara, etc. A utilização de material feito por clientes facilitou a divulgação, gerou muito resultado e, por isso, também segue fazendo parte do planejamento de conteúdos das grandes marcas em 2021.

Além disso, este é o tipo de conteúdo conecta, gera engajamento e é visto como uma prova social e um gatilho mental para tomada de decisão na hora da compra. Nossa tendência é de acreditar mais na opinião das pessoas sobre determinada marca, produto ou serviço. No seu inconsciente, você pensa: “se outras pessoas conhecem a marca e estão satisfeitas, eu posso confiar nela”.

Veja abaixo o índice de confiança para se informar sobre marcas e serviços


Fonte: Kantar Dimension 2020
Há muitas vantagens em monitorar o conteúdo gerado por seu cliente/leitor. Primeiro, você passa a entender melhor o seu público e consegue traçar um perfil mais preciso da sua persona. Pode também ajudar você a ter ideias sobre novos conteúdos que pode criar.

Outro ponto positivo é que este conteúdo tem custo zero, já que ele é criado espontaneamente por seu leitor. Você só terá o trabalho de monitorar o que estão falando sobre o seu livro ou sobre você e compartilhar estes conteúdos em suas redes sociais. E esse compartilhamento aproxima você do seu leitor; no caso das empresas, aproxima as marcas das pessoas. Afinal, ser notado por alguém que você admira dá uma sensação maravilhosa.

Você pode monitorar o UGC em suas redes sociais pesquisando por hashtags de campanhas que você esteja realizando e também nas notificações, para ver se alguma pessoa marcou você em alguma publicação. Além disso, o Google possui uma ferramenta gratuita chamada Google Alerta que monitora de toda a Web em busca de menções relevantes sobre a marca, os concorrentes e sobre as tendências do setor. Basta acessar a ferramenta e fazer login e senha com seu e-mail do Gmail e cadastrar as palavras chaves que você quer acompanhar. Você pode escolher receber emails diários ou semanais com o monitoramento.

Sugestões de conteúdo para você gerar engajamento

Mas você deve estar pensando: o que vou fazer para que as pessoas compartilhem conteúdos sobre meu livro, texto ou outro produto e serviço que você ofereça?

Uma ideia é fazer enquetes e perguntas nas suas redes sobre o interesse do seu público: que assunto você gostaria que eu abordasse na próxima crônica, em que cenário você gostaria que eu ambientasse minha próxima história, e assim por diante. O público pode ajudar no próprio processo criativo ou editorial: é comum autores publicarem 3 versões diferentes de capas de um livro e pedir que o público escolha sua preferida.

Outra possibilidade é incentivar a publicação de conteúdo proporcionando uma boa experiência para o seu público. Por exemplo, ao enviar o seu livro, envie uma cartinha escrita à mão em agradecimento ou invista em uma embalagem diferente, pense na experiência da pessoa ao receber o seu material. Se ela for positiva, certamente ela vai fotografar e publicar nas redes sociais. É importante enviar sempre o endereço das suas redes sociais junto no seu material, para que a pessoa marque o seu “@” na publicação e você receba a notificação para compartilhar o conteúdo.

Divulgar conteúdos exclusivos, descontos especiais ou até uma campanha com uma hashtag específica também pode mobilizar o seu público a compartilhar conteúdo.

E não se esqueça de interagir com as pessoas que criaram o conteúdo, todo mundo gosta de atenção, lembre-se que a pessoa está criando conteúdo espontâneo sobre você ou seu livro, responda e agradeça sempre.

Conteúdo criado e publicado originalmente no site www.escritacriativa.com.br

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