O UGC – User Generated Content, nada mais é que o conteúdo gerado pelos consumidores/clientes/usuários sobre marcas, produtos e serviços. E você pode utilizar este tipo de conteúdo a seu favor, afinal de contas não é você que estará falando bem sobre o seu livro ou texto e sim o seu leitor, e de forma espontânea, é o famoso boca a boca.
Além disso, este é o tipo de conteúdo conecta, gera engajamento e é visto como uma prova social e um gatilho mental para tomada de decisão na hora da compra. Nossa tendência é de acreditar mais na opinião das pessoas sobre determinada marca, produto ou serviço. No seu inconsciente, você pensa: “se outras pessoas conhecem a marca e estão satisfeitas, eu posso confiar nela”.
Veja abaixo o índice de confiança para se informar sobre marcas e serviços
Fonte: Kantar Dimension 2020
Outro ponto positivo é que este conteúdo tem custo zero, já que ele é criado espontaneamente por seu leitor. Você só terá o trabalho de monitorar o que estão falando sobre o seu livro ou sobre você e compartilhar estes conteúdos em suas redes sociais. E esse compartilhamento aproxima você do seu leitor; no caso das empresas, aproxima as marcas das pessoas. Afinal, ser notado por alguém que você admira dá uma sensação maravilhosa.
Você pode monitorar o UGC em suas redes sociais pesquisando por hashtags de campanhas que você esteja realizando e também nas notificações, para ver se alguma pessoa marcou você em alguma publicação. Além disso, o Google possui uma ferramenta gratuita chamada Google Alerta que monitora de toda a Web em busca de menções relevantes sobre a marca, os concorrentes e sobre as tendências do setor. Basta acessar a ferramenta e fazer login e senha com seu e-mail do Gmail e cadastrar as palavras chaves que você quer acompanhar. Você pode escolher receber emails diários ou semanais com o monitoramento.
Sugestões de conteúdo para você gerar engajamento
Mas você deve estar pensando: o que vou fazer para que as pessoas compartilhem conteúdos sobre meu livro, texto ou outro produto e serviço que você ofereça?
Uma ideia é fazer enquetes e perguntas nas suas redes sobre o interesse do seu público: que assunto você gostaria que eu abordasse na próxima crônica, em que cenário você gostaria que eu ambientasse minha próxima história, e assim por diante. O público pode ajudar no próprio processo criativo ou editorial: é comum autores publicarem 3 versões diferentes de capas de um livro e pedir que o público escolha sua preferida.
Outra possibilidade é incentivar a publicação de conteúdo proporcionando uma boa experiência para o seu público. Por exemplo, ao enviar o seu livro, envie uma cartinha escrita à mão em agradecimento ou invista em uma embalagem diferente, pense na experiência da pessoa ao receber o seu material. Se ela for positiva, certamente ela vai fotografar e publicar nas redes sociais. É importante enviar sempre o endereço das suas redes sociais junto no seu material, para que a pessoa marque o seu “@” na publicação e você receba a notificação para compartilhar o conteúdo.
Divulgar conteúdos exclusivos, descontos especiais ou até uma campanha com uma hashtag específica também pode mobilizar o seu público a compartilhar conteúdo.
E não se esqueça de interagir com as pessoas que criaram o conteúdo, todo mundo gosta de atenção, lembre-se que a pessoa está criando conteúdo espontâneo sobre você ou seu livro, responda e agradeça sempre.