por Graziana Fraga
Se você ainda não instalou o TikTok no seu telefone talvez ainda não saiba o que é BookTok, fenômeno de recomendação de livros feitos pelos usuários da plataforma, também chamados de booktokers.Sucesso desde 2019, o TikTok é uma rede de compartilhamentos de vídeos curtos de 15 e 60 segundos e 3 minutos. O app oferece recursos de edição, inserção de trilha, recortes, legenda de forma simples e já conta com 100 milhões de usuários na América Latina.

Segundo Kristen McLean, diretora executiva e analista do setor da NPD Bookscan, em entrevista à revista Forbes (BookTok: como o TikTok ajudou venda de livros a bater recorde nos EUA – Forbes) a influência do TikTok na venda dos livros nos EUA começou particularmente em 2020 e impulsionou principalmente as vendas na categoria de jovens adultos, antes de se espalhar para ficção adulta e não-ficção adulta. Entre os livros mais vendidos nos EUA estão “É assim que acaba”, de Colleen Hoover, “Os dois morrem no final”, de Adam silveira e “A Canção de Aquiles”, de Madeline Mullher.

Os criadores de conteúdos no TikTok têm chamado a atenção até mesmo das grandes livrarias que já criaram seções especiais entre suas prateleiras para divulgar obras analisadas no TikTok. Todos eles têm em comum a criatividade, produzem vídeos curtos, espontâneos que divertem os espectadores. Não é à toa que a maioria dos vídeos compartilhados nos reels do Instagram e até mesmo na TV Aberta são produzidos no TikTok.

“Os booktokers estão bem empenhados em indicar nacionais e livros com diversidade. Muitos autores estão no TikTok e acaba que criamos um carinho por eles. Também queremos elevar a literatura jovem nacional que não é muito valorizada. E sobre representatividade, [faz sucesso] porque as pessoas querem se enxergar naquilo que estão lendo”, explica Myreia Liduario, com 22 mil seguidores e um perfil dedicado à literatura de fantasia, em entrevista ao G1.

Myreia Liduario é booktoker e tem mais de 22 mil seguidores em perfil dedicado à literatura de fantasia.— Foto: G1/Reprodução/TikTok/Myreia Liduario

Confira alguns perfis de booktokers para você conhecer, se inspirar e quem sabe até fechar uma parceria de divulgação do seu livro com um deles.

1. Ivana M. Amaral: @ivanamamaral

2. Jéssica Martins: @surtandonasleituras

3. Jota Ve: @jvalberghini

4. Myreia Liduario: @myreialiduario

5. Nana: @livraneios

6. Nadson Oliveira: @oliveroliver18

7. Patrick: @patzzic

8. Richard Fasolak: @richardfasolak1c

9. Rhayssa Porto: @minhaestantecolorida

10. Tiago Valente: @otiagovalente

Artigo publicado originalmente no Portal Escrita Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecer Comunicação