por Graziana Fraga Santos

O que postar nas redes sociais? Se essa é a sua dúvida diária, vou listar aqui algumas ideias que podem contribuir para a criação e compartilhamento de conteúdos nas suas redes sociais, pensando na jornada dos consumidores.

O primeiro passo é criar um calendário de publicações, nele você vai listar as suas ideias de acordo com os seus objetivos nas redes sociais. É importante pensar em temas para tratar durante uma semana ou quinzena, além de pensar em quais dias você vai compartilhar as postagens. Lembrando que você precisa ter uma frequência e que isso não significa que você terá que postar todos os dias, e sim que se você escolher publicar duas vezes por semana, nas terças e quintas, por exemplo, é ideal que você mantenha essa frequência.

Depois de criar o calendário e pensar nos temas que vai abordar, você deverá pensar nas editorias e conteúdos que você vai trabalhar para tratar dos temas de cada semana ou quinzena, focado em cada etapa da jornada do consumidor, segundo o método de Unbound Marketing, listadas abaixo:

Descoberta: É nesta etapa que o público vai ter o primeiro contato com a sua marca. Este é o momento de compartilhar conteúdos que estimulem o público a se identificar com ela. É um bom momento para ações com influenciadores digitais, por exemplo e conteúdos de vídeos (Reels) como tutoriais (ensinando ou mostrando o passo a passo com o seu produto), tendências (correntes nos stories, desafios no Tik Tok, memes do Twitter), diy (faça você mesmo). Lembrando que nesta etapa as pessoas ainda não são seguidores do seu perfil, este conteúdo deve ser criado pensando nisso, pois é ele que vai levar ou não as pessoas seguirem o seu perfil.

Consideração: A etapa consideração no Unbound Marketing posiciona a marca na mente da persona (público-alvo). É o momento de encantar o público até formar uma posição clara de como você pode ajudá-lo. Essas editorias na frequência mais alta irão aumentar a lembrança de marca e a intensão de compra. Para esta etapa você pode focar em compartilhar dicas, novidades, textos do blog, avaliações e depoimentos de clientes. Nese momento o público já é seguidor da sua rede e passa a pesquisar mais sobre os seus serviços, ele vai fazer uma pesquisa mais ampla, procurar no Google, encontrar o seu site, etc.

Conversão: A conversão no Unbound Marketing tem o objetivo de qualificar o lead e transformá-lo em cliente. Editorias para mostrar o que você vende, quebrar objeções de conversão e usar a prova social, que é uma das formas mais eficientes para cumprir esse objetivo. Para esta etapa você pode compartilhar cases, depoimentos, informações sobre produto, lançamentos. Este tipo de conteúdo você pode compartilhar no seu site, no Facebook, Instagram. Nesta etapa o público já é seguidor, já fez pesquisa sobre os produtos e a sua marca e já está com intenção de realizar uma compra.

Experiência própria: A etapa da experiência própria no Unbound Marketing tem como objetivo elevar a experiência dos clientes através das mídias sociais e prepará-los para se tornarem promotores da marca. Aqui você pode compartilhar a cultura da marca, bastidores, estudos, conteúdos especiais para clientes em grupos no Facebook, ou WhatsApp, Stories fechados para a lista de clientes, etc., é o momento de passar informações especiais para quem já é cliente, distribuir cupom de desconto, compartilhar notícia sobre lançamento em primeira mão, etc.

Experiência compartilhada: A experiência compartilhada é destino almejado na metodologia do Unbound Marketing. Editorias para estimular que o cliente compartilhe sua experiência para gerar o efeito de rede e obter resultados exponenciais. Nesta etapa você vai compartilhar as publicações feitas pelos clientes, dicas de clientes, correntes, desafios. Você pode criar uma hashtag específica para que os seus clientes utilizem na hora da publicação. Esse compartilhamento pode ser feito nos stories ou feed das redes sociais. Aqui o público já virou promotor da sua marca e vai compartilhar a sua experiência com os seus seguidores, ampliando assim a divulgação da sua marca, alcançando mais pessoas, de forma orgânica, através de indicação do seu cliente.

Focar a sua criação de conteúdo pensando no seu público-alvo é fundamental, pois são os clientes satisfeitos que criarão o conteúdo necessário para estimular novas pessoas a conhecerem os seus produtos e serviços, você terá uma divulgação orgânica.

Às vezes pode parecer mais fácil criar um planejamento assim para uma grande marca, que tem vários produtos. Confirmo que é possível planejar a divulgação de qualquer produto, pensando na jornada do consumidor, seja ele um livro, um curso, uma assessoria ou qualquer outro serviço ou produto. Para te ajudar a pensar nas suas estratégias sugiro que você pense na sua jornada como consumidor: O que você busca? Quais canais acessa (Google, redes sociais)? O que você pesquisa? O que leva você a tomar a decisão de compra? Descreva o passo a passo da sua jornada no papel, certamente você terá muitas ideias de conteúdos a partir disso, para divulgar o seu produto ou serviço.

Por fim, vale dizer que o Unbound Marketing é uma estratégia de marketing digital baseada em um framework criado pelo Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs. Para saber mais, acesse www.unboundmarketing.com.br

 

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